Conteúdo publicitário

Comandos Úteis Windows

Essa é uma seção com comandos úteis, deixe salvo nos seus favoritos!


Limpando Temporários

Como altero o DNS no Windows 8/10/11?

Como verifico meu IP sem precisar acessar um site estranho?


> Limpando Temporários

Saiba limpar os dados temporários do Windows sem precisar de um programa para isso. Preferencialmente execute antes de desligar a máquina após o uso.

Clique no ícone do windows e digite executar (ou digite o atalho de teclado windows+R), será mostrada essa tela:

Imagem mostra a caixa de comando executar do windows


Digite na caixa de texto 'Abrir:' o seguinte comando: %temp% e clique no botão OK

Abrirá o Explorer com vários arquivos, selecione todos! Serão muitos arquivos, então para facilitar segure a tecla ctrl e aperte o A. Após selecionados todos os arquivos, clique em delete ou del do teclado - não se preocupe, com isso os arquivos são enviados para a lixeira do seu usuário e dela pode ser realizado a restauração para o local original. Mas, pode confiar, esses arquivos server apenas de apoio para os programas e navegadores e muitas vezes 'esquecem' de apagar, logo, você pode apagar sem medo.

Apagar para sempre, sem passar pela lixeira é segurando shift do teclado e a tecla delete em seguida - CUIDADO! Dessa forma não tem volta!

Caso queira usar uma ferramenta para isso, use a oficial e evite instalar programas para isso, segue procedimento:
https://support.microsoft.com/pt-br/windows/limpeza-de-disco-em-windows-8a96ff42-5751-39ad-23d6-434b4d5b9a68



> Como altero o DNS no Windows 8/10/11?

Acesse o Painel de controle do Windows, no pesquisar digite esse nome. Com a janela do Painel de controle aberta, selecione 'Redes e internet'.
Depois selecione 'Central de rede e compartilhamento'. No menua do lado esquerdo clique no link 'Alterar as configurações do adaptador'
Aparecerá todas as conexões de rede disponíveis para o seu equipamento, selecione a que precisa ser mudada, vamos usar como exemplo a placa wifi/wireless. Clique com o botão direito do mouse sobre ela e selecione no menu suspenso a opção "Propriedades", veja na imagem: 

Será aberta uma nova janela, abaixo do nome do adaptador você terá os protocolos de comunicação utilizados por ele. Encontre "Protocolo de Internet versão 4 (TCP/IPv4)" - sem desmarcar a caixa de seleção, marcando somente o item, clicando sobre seu nome, ele ficará azul, observe a imagem:
Com ele marcado o botão Propriedades ficará disponível, clique em Propriedades.
Na nova janela, você terá as informações de IP da máquina. Na parte de cima da janela, mantenha "Obter um endereço IP automaticamente" selecionado.
Na parte debaixo, chegamos no que nos interessa! Clique em "Usar os seguintes endereços de servidor DNS" e insira um dos IPs abaixo:
Google
preferencial 8.8.8.8
alternativo 8.8.4.4
UOL

preferencial 200.221.11.100
alternativo 200.221.11.101
VIVO/Telefonica
preferencial 200.204.0.10
alternativo 200.204.0.138
CloudFlare
preferencial 1.1.1.1
alternativo 1.0.0.1

Para finalizar, clique em OK - as configurações já estão validas! As outras janelas podem ser fechadas pela botão OK / FECHAR ou correspondentes.


> Como verifico meu IP (externo) sem precisar acessar um site estranho?

No Windows: Clique no ícone do windows e digite executar (ou digite o atalho de teclado windows+R), será mostrada essa tela:

Imagem mostra a caixa de comando executar do windows


Digite na caixa de texto 'Abrir:' o seguinte comando: cmd e clique no botão OK

Abrirá o prompt do Windows e você verá algo assim:


Nessa tela, e depois do sinal de > digite: powershell (iwr ipinfo.io/ip).content
Será exbibido o IP externo abaixo da linha de comando.

Vamos explicar o que aconteceu: powershell é uma espécie de terminal, mas que executa mais funções que o prompt de comandos. Nesse caso você chama ele dentro do prompt de comandos para que verifique o endereço da internet ipinfo.io/ip com o iwr (Invoke-WebRequest), caso seja curioso o suficiente, veja o que esse endereço mostra ao acessar pelo navegador! A última parte do comando (.content) é para pegar o que seria mostrado ao acessar o endereço, ou seja, o endereço de IP que sua máquina mostra quando acessa um site.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é preciso ser criativo. Não é preciso ser técnico. Pode discordar. Pode concordar também. Só não vale ofender, xingar, usar o espaço para outro fim se não o de comentar o post. Agradeço antecipadamente por sua contribuição!

Pacote Malicioso no PyPI Rouba Credenciais AWS: Entenda e Proteja-se

Um pacote malicioso chamado "fabrice" foi descoberto na Python Package Index (PyPI), permanecendo ativo desde 2021 e acumulando m...