Conteúdo publicitário

11/11/2024

Como se Proteger de Golpes por Telefone e se Divertir com Isso

O texto original está disponível no endereço aqui: link, ele é bem longo e descreve todos os passos que foram efetuados, mas não aconselho a você executá-los ou testar - se percebe que trata-se de um golpe, desligue o telefone ou bloqueie a conversa. O autor teve receio de assinar o texto por justamente se proteger, logo, não é uma boa ideia se não tem conhecimentos de como lidar com essas situações. Resumi em poucas palavras que seguem abaixo, espero que gostem!

Se você é atento aos riscos online, talvez já esteja avisando familiares e amigos sobre os golpes que acontecem por mensagens e ligações. Afinal, quando ouvimos uma mensagem do tipo “detectamos uma compra de iPhone 12 na sua conta”, muitos já sacam que é golpe – até porque, como o banco saberia o item exato comprado? No entanto, mesmo pessoas que entendem de tecnologia podem ser enganadas, especialmente em um momento de pressa ou distração. E é justamente aí que os golpistas agem, usando truques emocionais e simulando procedimentos de atendimento legítimos para tentar nos confundir.

Por isso, começou a atender ligações suspeitas e a interagir com os golpistas para entender como eles operam. Seu objetivo era ocupar o tempo deles, dificultando o acesso a pessoas mais vulneráveis. Cada minuto que ele gastou com um golpista é um minuto em que o meliante não está enganando outra pessoa. Com o tempo, esse “hobby” o fez perceber como como os golpes utilizam de técnicas de engenharia social – ou seja, manipulam as emoções e falas da pessoa para obter informações. Eles tentam fazer você falar demais, confirmar dados e até realizar ações em seu celular.

Os golpistas geralmente têm roteiros bem parecidos. Eles ligam para “confirmar” uma compra que você não fez ou uma transferência suspeita. Ao apertar 1 para “não reconhecer” a compra, você é transferido para um atendente falso, que então pede mais dados pessoais e orienta que você faça o login no aplicativo do banco. Caso você resista e peça que eles acessem essas informações por conta própria, eles geralmente desistem. Outra estratégia é, ao invés de negar a compra, apertar o 2 e “confirmar”. Isso acaba desarmando o roteiro do golpe, pois os golpistas não estão preparados para quem, na brincadeira, aceita a compra inexistente!

Eles tentam, ainda, criar uma sensação de urgência, dizendo coisas como “siga os passos comigo no viva-voz” para que a vítima perca o ceticismo. Em alguns casos, eles até mandam códigos que, na verdade, confirmam transações ou transferências de dinheiro. Se o atendente ficar impaciente ou irritado, isso pode ser um sinal de golpe, já que um atendente legítimo jamais reagiria assim. Em uma ocasião, o golpista ficou bravo quando eu sugeri desligar a ligação para confirmar a transação pelo aplicativo do banco.

Esses golpes funcionam principalmente porque as pessoas, às vezes, acabam falando mais do que deveriam. Revelam dados simples, que vão se somando até os golpistas terem o que precisam para roubar. Então, uma regra simples é: nunca passe informações pessoais ou financeiras por telefone, e, na dúvida, desligue. Se você não conhece o número que está ligando, sempre questione. Se um atendente supostamente do banco ligar, pergunte como você pode confirmar a autenticidade dessa ligação.

Por fim, trocar as chaves Pix, especialmente o número de telefone, por chaves aleatórias é uma medida simples que ajuda a reduzir o risco de exposição em golpes, pois é justamente com a distribuição de seu telefone para esse fim que os criminosos conseguem telefones para aplicar golpes. Caso se encontre em uma situação dessas a ideia principal é manter a calma, ser cético e, sempre que possível, evitar atender números desconhecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não é preciso ser criativo. Não é preciso ser técnico. Pode discordar. Pode concordar também. Só não vale ofender, xingar, usar o espaço para outro fim se não o de comentar o post. Agradeço antecipadamente por sua contribuição!

Pacote Malicioso no PyPI Rouba Credenciais AWS: Entenda e Proteja-se

Um pacote malicioso chamado "fabrice" foi descoberto na Python Package Index (PyPI), permanecendo ativo desde 2021 e acumulando m...